domingo, 28 de outubro de 2007
Bibliofilia
Por bibliofilia (grego: biblion - livro e philia - amor) entende-se a arte de colecionar livros tendo em vista circunstâncias especiais ligadas à publicação deles, segundo o verbete de Aurélio Buarque de Holanda. No entanto, são essas duas palavras "circunstâncias especiais" que mais despertam dúvida e mais lugar oferecem à divagação. Popularmente, denominamos de bibliófilo aquele que costumar ler com muita frequência. João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como aquele que ama os livros.
(Fonte: Wikipédia)
Bom, assisti a palestra da Bibliófila Ana Maria Bocaiúva, proprietária da Sebo Fino.
Não sei a formação dela, mas o que realmente me impressionou foi a propriedade com a qual ela fala sobre documentos históricos do Brasil, tanto aqui quanto no exterior.
Ela contextualizou a história, falando desde a impressão de documentos em Portugal até o descaso com documentos em nosso país. Realmente, percebemos que nossa história está melhor conservada lá fora do que aqui, onde até furtos ocorrem em lugares improváveis(como na Biblioteca Nacional).
Fiquei feliz em saber que, apesar dos baixos investimentos do Governo(em todas as instâncias) existem pessoas que investem pesado na preservação/restauração de nossa memória.
Visite: www.sebofino.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário